Saúde realiza palestra para meninas da rede municipal de educação

A Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho realizou uma palestra para as meninas da rede municipal de Saúde falando sobre menstruação e a importância da vacina para a prevenção do HPV. A palestra foi realizada pela médica, Jéssica Daiana Ferreira dos Reis e pela enfermeira, Marli Antunes Vieira dos Reis, para as meninas de 9 a 13 anos.

Participaram das palestras as alunas da EMEIEF Mariza Franco de Oliveira Paes, EMEIEF José Forner e EMEIEF Eliza Franco de Oliveira. “Nós falamos com as meninas sobre como ocorre a menstruação e seus sintomas. Também abordamos a importância da vacina contra o HPV para a vida delas”, explicou a médica.

HPV
A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).

Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, com esquema de 2 doses. Adolescentes que receberem a primeira dose dessa vacina nessas idades, poderão tomar a segunda dose mesmo se ultrapassado os seis meses do intervalo preconizado, para não perder a chance de completar o seu esquema.

Além da palestra, as meninas que estiveram presentes participaram de um sorteio de prêmios, que foram doados pelos comerciantes da cidade, entre eles: Herineia Custódio, Lá Luz, Ana de Fátima, Espaço Yuri Silva, Thais Cavalhieri e Joyce Tavares, Maria Creuza Pardinho, Empório das Fraldas Camargo, Artesã solidária, Fabiana da Zimar, Milena da Cruz, Luiza Ravanini, Thais Franco de Oliveira e Heloísa Carla. “À todos que nos ajudaram com prêmios, o nosso agradecimento”, finalizou a médica.