Com apenas 31 anos de emancipação política, o município de Engenheiro Coelho não para de crescer.

Além do grande avanço nas áreas, agrícola, industrial, serviços públicos e de infraestrutura, a cidade apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Comparando os dados dos últimos dois censos, Engenheiro Coelho foi à segunda cidade que mais cresceu na RMC e a oitava no Estado de São Paulo, com um aumento de 56,7%, passando de 10.033 pessoas para 15.719.

Engenheiro Coelho possui uma área de 109,94 km². A economia do município está baseada na agricultura, destacando-se a produção de laranja, de cana-de-açúcar, mandioca, hortaliças, etc. A cidade também abriga indústrias de grande e médio porte.

A composição do setor de serviços é diversificada, com a maior participação a cargo das atividades imobiliárias e serviços prestados às empresas, assim como o comércio está em franco desenvolvimento. Creches e escolas compõem o quadro educacional, junto com o campus da UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

Mantendo as características de cidade pequena e administrando ordenadamente seu crescimento, Engenheiro Coelho tem se destacado entre as cidades da região, sendo considerado um ótimo lugar para se viver. O município ostenta bons níveis nos indicadores sociais, segundo o IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social).