Secretaria Municipal de Educação realiza reunião de planejamento

A Secretaria Municipal de Educação de Engenheiro Coelho reuniu todos os seus servidores para a reunião de planejamento para o ano letivo de 2023. O encontro aconteceu na segunda e terça-feira, 23 e 24 de janeiro, no auditório da EMEIF Odécio Forner. O objetivo da reunião foi analisar as fragilidades e avanços ocorridos em 2022 e pensar nas atividades para 2023.

Além dos funcionários da educação, esteve presente o vice-prefeito, Adézio Dias, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Scholl, além de outros representantes da administração municipal. Durante sua fala, Adézio Dias, enalteceu o quanto a educação e os profissionais que trabalham nas escolas é primordial para pensar numa cidade voltada ao futuro. Paulo Scholl falou do apreço pelo trabalho de todos os profissionais da educação e colocou a Câmara dos Vereadores à disposição dos educadores.

Durante o evento, o professor Paulo Martini, Secretário de Educação, apresentou relatórios financeiros da pasta no município, comparados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do último período avaliado em relação aos municípios do Brasil, do estado de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Apresentou, também, as potencialidades da rede municipal a partir do trabalho colaborativo a ser desempenhado por todos do setor da educação, independente de cargo ou função, reiterando o quanto é importante cada um dentro da escola. “Somente com um trabalho colaborativo, feito da união de todos, com o mesmo ideal, seremos capazes de transformar a educação. Tenho plena certeza que com as bênçãos de Deus, trilharemos um caminho de sucesso e seremos referência de educação na RMC e no Estado de São Paulo”, afirmou Paulo Martini.

Uma dessas potencialidades surgiu a partir da apresentação do projeto idealizado pelas professoras, Betânia Jacob Stange Lopes e Luciane Hees, ambas com Doutorado em Educação, que apresentaram os projetos ‘Saber Mais, Ler Escrever e Aprender: Formação de Formadores, Ler Escrever’ e “Aprender: Recomposição das Aprendizagens”, que serão desenvolvidos juntamente com a equipe de Coordenadores Pedagógicos da secretaria e os professores do Ensino Fundamental.

Na mesma direção, o Prof. Régis Forner, apresentou uma síntese do desenvolvimento da educação no município, como se deu o processo formativo e condução pedagógica nos anos anteriores, lembrando a dedicação de muitos servidores que cederam momentos de sua vida em prol da nobre missão de educar. Evidenciou o quão necessário são as inovações pedagógicas e o quanto se motiva com os projetos apresentados pelas professoras.

O professor Giovani Costa, educador com experiência na área de educação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e São Paulo, fez uma palestra motivacional, ressaltando a importância de se usar múltiplas metodologias para alcançar todas as crianças com todas suas fragilidades e potencialidades.

“Ao final dos dois dias de planejamento, temos a certeza de que estamos no caminho certo e que mudanças só serão factíveis se passar pelo crivo da educação”, finalizou o secretário Paulo Martini.