Saúde

Realizada a 17ª Conferência Nacional de Saúde em Engenheiro Coelho: Debates e propostas para o fortalecimento do SUS

A Secretaria de Saúde de Engenheiro Coelho realizou no dia 2 de março a 17ª Conferência Nacional de Saúde — etapa municipal.

Na reunião foram discutidos temas para melhorias no sistema de saúde em todo Brasil.

A Plenária Municipal de Saúde é uma reunião que conta com a representação de várias classes sociais que juntas avaliam políticas públicas desenvolvidas no município, propõem melhorias e discutem novas diretrizes para a formulação de ações mais eficientes nas esferas municipais, estaduais e em nível nacional.

O Dr. Zeedivaldo de Miranda, que é médico e prefeito de Engenheiro Coelho, esteve no evento e destacou a importância da conferência e falou das políticas públicas desenvolvidas no município na área da saúde. Também ressaltou que quando assumiu a administração da cidade o pronto socorro tinha apenas 3 leitos para observação, hoje são 18 e mais de 10 mil pessoas são atendidas por mês na cidade.

Disse que o dinheiro da saúde é gasto em exames, medicamentos, salários de servidores, especialidades, pronto socorro, PSFs e UBSs, além do transporte que leva pacientes para outras cidades.

O secretário de saúde do município, Dr. Henrique Gouvea, falou que a conferência foi fundamental para entender a dinâmica dos trabalhos da saúde no município e traçar novos caminhos para Engenheiro Coelho e também para o Brasil. “O que discutirmos aqui, vai fazer parte das propostas validadas pelo Estado e pelos representantes de nosso país, como legítimos usuários das ações e serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marli Antunes, por sua vez, enalteceu os profissionais da saúde presentes. “Muito obrigada, profissionais da saúde, meu carinho a todos vocês pelo empenho e dedicação diários. Embora nosso trabalho não seja fácil, estamos lá todos os dias para atender a população da melhor forma possível”, disse.

O vice-prefeito também exaltou a eficiência e dedicação das pessoas que fazem parte do Sistema de Saúde.

Paulo Scholl, presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu o comparecimento da comunidade na reunião salientando a importância e colaboração das classes presentes para a grandeza do evento.

O tema central da Plenária foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. E os eixos temáticos foram: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. E amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Engenheiro Coelho