Prefeitura de Engenheiro Coelho realiza campanha de diagnóstico de tuberculose

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de março, em alusão ao Dia Mundial contra a Tuberculose, a campanha para intensificação do diagnóstico de tuberculose no município.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A ação acontece em todas as unidades de saúde do município e busca identificar pacientes que apresentem os principais sintomas, como:

– Tosse por mais de duas semanas que pode ser acompanhada de sangue;
– Produção de catarro;
– Febre;
– Sudorese noturna;
– Cansaço;
– Dor no peito;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento;

Como a tuberculose é transmitida?

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.

A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados como roupas, lençóis, copos e talheres.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias o risco de transmissão da doença é bastante reduzido.

Locais para orientação e coleta do exame:
ESF I, ESF II,ESF III e UBS Universitários
Das 8 às 14:00 hs de segunda a sexta-feira.