Notícias

Prefeitura de Engenheiro Coelho realiza campanha de diagnóstico de tuberculose

Prefeitura de Engenheiro Coelho realiza campanha de diagnóstico de tuberculose

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de março, em alusão ao Dia Mundial contra a Tuberculose, a campanha para intensificação do diagnóstico de tuberculose no município.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A ação acontece em todas as unidades de saúde do município e busca identificar pacientes que apresentem os principais sintomas, como:

– Tosse por mais de duas semanas que pode ser acompanhada de sangue;
– Produção de catarro;
– Febre;
– Sudorese noturna;
– Cansaço;
– Dor no peito;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento;

Como a tuberculose é transmitida?

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.

A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados como roupas, lençóis, copos e talheres.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias o risco de transmissão da doença é bastante reduzido.

Locais para orientação e coleta do exame:
ESF I, ESF II,ESF III e UBS Universitários
Das 8 às 14:00 hs de segunda a sexta-feira.

Equipe de Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Engenheiro Coelho

Tradicional pescaria no Lago Municipal

Tradicional pescaria no Lago Municipal reúne centenas de pessoas nas comemorações do aniversário de Engenheiro Coelho A Prefeitura Municipal ...

CUIDAR DA SAÚDE É UM ATO DE AMOR!

Projeto “Semear é Cuidar” amplia vagas para exames de mamografia em Engenheiro Coelho A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da ...