Notícias Eventos

Projeto “Apadrinhamento Afetivo” é lançado em Artur Nogueira para ajudar crianças e adolescentes em abrigos

Foi lançado no dia 14 de abril, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Artur Nogueira, o projeto social “Apadrinhamento Afetivo”, e o prefeito de Engenheiro Coelho, Dr. Zeedivaldo Miranda e sua esposa, a médica Ana Paula Sousa e o vice-prefeito Adézio Dias estiveram presentes no evento. O encontro foi organizado pela Vara da Infância de Artur Nogueira e teve apoio da Diretoria de Assistência Social de Engenheiro Coelho.

Também estiveram presentes a Juíza da Infância e Juventude Daniela AoKi, a Promotora de Justiça Maria Paula e autoridades das cidades de Artur Nogueira e Holambra.

O projeto Apadrinhamento Afetivo é uma ação regulamentada pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, e visa resgatar o direito de crianças e adolescente de conviverem em vínculo familiar e comunitário, sendo voltado às crianças e adolescentes com remotas perspectivas de adoção ou retorno à família.

Em Artur Nogueira, crianças e adolescentes do Lar Renascer serão beneficiados com a iniciativa e poderão ser apadrinhadas por cidadãos da região.
O prefeito, Dr. Zeedivaldo, disse que a iniciativa da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Artur Nogueira deve ser aplaudida, visto que muitas crianças estão em abrigos e precisam de afetividade familiar. “Todos precisamos de carinho, atenção, um ombro amigo e companheirismo, e essa iniciativa conjunta é fundamental para podermos unir forças e ajudar crianças e adolescentes da nossa comunidade”, disse o prefeito.

A presidente do Fundo Social de Engenheiro Coelho, a primeira-dama Ana Paula Sousa, fez um apelo para que a comunidade possa conhecer o projeto. “Olha, é incrível como ajudar alguém nos faz bem, e muitas vezes nós nem precisamos ter muito dinheiro, só o fato de darmos carinho e atenção para uma criança ou adolescente que não tem família, é o suficiente para melhorar o mundo de alguém. Carinho e amor, isso eu garanto que o ser humano tem de sobra”, explicou a Primeira-Dama.

Reinado Balbino, coordenador do Conselho Tutelar de Engenheiro Coelho, que representou os conselhos tutelares da região no encontro, elogiou a atitude do judiciário e disse que: “Todas boas ideias chanceladas pelo Ministério Público são sempre bem acolhidas pela rede e pelo Executivo e tem grande possibilidade de se transformar em realidade”.

No projeto, os jovens acolhidos têm a possibilidade de criar laços com pessoas interessadas em ser um padrinho/madrinha, voluntários que se dispõem a manter contato direto com o “afilhado”, podendo sair para atividades fora do abrigo, como passeios, festas de Natal, Páscoa etc.. Dessa forma, são vivenciadas experiências que auxiliam no processo de valorização da autoestima.

Interessados a apadrinhar uma criança, ou fazer parte do projeto, devem procurar o Setor Técnico do Fórum de Artur Nogueira para obter informações sobre como proceder ao pedido de habilitação para apadrinhamento.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3399 9801 e 3399-9802, ou no e-mail arturnogueira2@tjsp.jus.br.