DIA NACIONAL COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Hoje (17) o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Scholl, abriu o Legislativo Coelhense para um evento sobre Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação da Prefeitura de Engenheiro Coelho teve como palestrante a psicóloga do Departamento de Proteção Especial Solange Teixeira, e Aline Matto, Psicóloga da Educação, onde apresentaram dados sobre a violência infantil no Brasil e como a comunidade pode agir para inibir as agressões sexuais contra menores.

A atividade de conscientização faz parte do Dia Contra a Violência Sexual Infantil, lembrada no dia 18 de maio.

Para o evento, além das autoridades, foram convidadas crianças que fazem parte da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e da APAE.

O motivo das crianças participarem do evento, segundo a Assistência Social, é que elas precisam saber como o pedófilo se aproxima e qual deve ser a atitude delas quando se sentirem ameaçadas.

Durante a palestra foi mostrado que o Brasil ocupa o 2° lugar no ranking mundial de abuso sexual infantil e apenas 7,5% dos casos chegam a ser denunciados. E que a cada 1 hora 4 crianças são violentadas.

Allan Bandera, diretor municipal de Desenvolvimento Social de Cidadania, disse que todos os dias a Assistência Social, em conjunto com o Conselho Tutelar, CRAS, Fundo Social e as autoridades policiais, trabalha no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no município. Enfatizou, no entanto, que o dia 18 de maio é uma data especial dedicada ao assunto, e por isso, a ação tem o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Paula Sousa, lembrou que a violência sexual são violações dos direitos humanos e que as vítimas violentadas podem sofrer danos físicos, psicológicos e emocionais que podem persistir ao longo da vida, e que por isso, os pais devem tomar muito cuidado com seus filhos, seja dentro, ou fora de casa.

As autoridades que participaram desta iniciativa foram: professoras e diretores da ADRA e da APAE, Allan Bandera, diretor municipal de Desenvolvimento Social de Cidadania, Ana Paula Sousa, presidente do Fundo Social, Andressa Almeida, coordenadora da Criança Feliz, Manoel Martins, presidente do CMDCA, Sara Calisto, conselheira tutelar e as psicólogas Solange Teixeira e Aline Matto.

Telefones para denúncias:
Direitos Humanos: 100;