Eventos

Engenheiro Coelho: Celebrando o Dia do Idoso e Combatendo a Violência Contra a Terceira Idade

Nesta Domingo 1º de outubro, a prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da assistência social e do fundo, presta uma simples, mas sincera homenagem ao Dia do Idoso. É com grande alegria que divulgamos todas as ações e eventos que serão realizados para os assistidos do Grupo da Terceira Idade de nossa cidade.

Este é o momento oportuno, pois celebramos o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade neste. Além das homenagens às pessoas idosas, é fundamental conscientizar sobre o respeito que esse público merece. Existe uma rede de proteção que garante os direitos e os cuidados legais aos idosos que são vítimas de maus-tratos, de acordo com a lei.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo registrou mais de 57 mil casos de violência contra o idoso e 389 mil violações entre janeiro e junho deste ano, conforme o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Esses dados apontam um aumento de 23% no número de casos em comparação com o primeiro semestre de 2022.

É importante lembrar que, apesar de Engenheiro Coelho estar na contramão desses dados, sempre é bom saber onde e como buscar orientação e fazer uma denúncia. Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles podem estar sofrendo violência.

Para obter orientações e fazer denúncias, procure:
• Unidades municipais de saúde
• Assistência Social
• Delegacias
• Disque 100 (Direitos Humanos)
• 190: Polícia Militar (risco iminente)

Mantenha-se atento à segurança e ao bem-estar dos idosos em nossa comunidade.