Vacinação contra sarampo e poliomielite começa neste sábado (04)

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria da Saúde, inicia neste sábado, 04 de agosto, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A ação faz parte de uma campanha nacional e será realizada até o dia 30 de agosto. O objetivo da pasta é alcançar 1045 crianças, entre um e quatro anos.
Segundo o Secretário da Saúde, Renan Pacífico, a vacinação estará disponível na Sala de Vacina (Rua 13 de Maio, 103, Centro – antigo prédio da Climec), das 08h às 17h, e durante a semana (segunda a sexta), das 09h às 15h. Crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas aos 12 meses com uma dose da vacina, a chamada tríplice viral, e outra aos 15 meses, conhecida como tetra viral.
O Secretário pontua ainda que o Dia D ocorrerá em duas datas. Uma no dia 4 e outra no dia 18 de agosto. Em ambos os dias, a vacinação ocorre das 08h às 17h. No dia 18, além da Sala da Vacina, as doses também serão aplicadas no ESF 4.
A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
Fonte: Prefeitura de Engenheiro Coelho – Colaboração Agência Saúde (Ministério da Saúde)