Engenheiro Coelho supera meta do Ideb

A rede municipal de ensino em Engenheiro Coelho está comemorando. O setor acaba de receber a maior nota já registrada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A rede municipal ficou com 5,9 e a meta era 5,8.
As notas variam de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos promovidos, maior será o Ideb, que é divulgado a cada dois anos.
A nota de 2017 além de atingir a meta, a superou.  Os resultados do Ideb 2017 foram calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, e que participaram da Prova Brasil/Saeb, realizada no ano passado. O índice é um importante norteador de políticas públicas para uma educação de qualidade.
A Secretária de Educação, Cleide Ap. Franco da Cruz, comemora o resultado, “Ao observar os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), vemos o resultado da eficiência do trabalho de formação continuada de professores, e do acompanhamento das práticas didáticas para a elevação do nível da qualidade do ensino fundamental do nosso município”, comenta Cleide. A meta projetada para 2017 era de 5,8 e o município atingiu a nota de 5,9.
Índice
O Ideb foi criado em 2005 pelo Governo depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o Ensino Fundamental, aplicada em todas as escolas. O índice combina dois elementos para medir o desempenho educacional. O primeiro item é a proficiência dos estudantes nas provas nacionais. O segundo é a taxa de aprovação, que é a medida do avanço dos alunos entre as etapas e anos da educação básica. Para elevar o Ideb, as escolas precisam melhorar os dois indicadores, simultaneamente.