Saúde realiza avaliação oftalmológica em alunos da rede pública

Os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Eliza Franco de Oliveira passaram por uma avaliação oftalmológica para a busca de casos de Tracoma. O tracoma é uma doença inflamatória, que atinge os olhos, como uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis.

A avaliação dos alunos foi realizada por um profissional de saúde capacitado, enviado pela Diretoria Regional de Saúde (DRS), de Piracicaba.

Na cidade, foram avaliadas mais de 370 crianças. Desse total, 13 tiveram a confirmação da doença. Os pais ou responsáveis por esses alunos foram avisados sobre a doença e os alunos já estão recebendo acompanhamento adequado e medicação.

Quais são os sinais e sintomas do tracoma?
Em sua fase inicial, o tracoma é uma doença que ocorre com maior frequência nas crianças. A depender da forma clínica, o indivíduo com tracoma apresenta os seguintes sinais e sintomas:

·      fotofobia (sensibilidade e intolerância à luz);
·      prurido (coceira nos olhos);
·      sensação de corpo estranho dentro do olho;
·      vermelhidão nos olhos;
·      secreção;
·      lacrimejamento e
·      dor nos olhos, intensa fotofobia
·      dificuldades de abrir os olhos
·      diminuição da visão

Muitas pessoas com tracoma não apresentam nenhum sinal ou sintoma.

De acordo com o Ministério da Saúde, o tracoma é a principal causa de cegueira infecciosa e é responsável por prejuízos visuais em 1,9 milhões de pessoas, das quais 450 mil apresentam cegueira irreversível. Estima-se que 190,2 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas com risco de cegueira por tracoma.

A prevenção do tracoma é realizada com a adoção de hábitos adequados de higiene, como lavagem do rosto das crianças com frequência e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal como lenços, roupas e toalhas, entre outros.

Em outubro, o profissional de saúde retorna para a cidade e os alunos de outras unidades escolares serão avaliados.