Educação realiza Semana de Alimentação Saudável nas escolas

A Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho, através da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Nutrição, realizou uma Semana de Alimentação Saudável em toda a rede de ensino municipal. O encerramento da semana aconteceu na sexta-feira (23), quando cada aluno levou para casa um kit de alimentos, contendo itens produzidos através da agricultura familiar da cidade. A semana faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, que acontece em outubro.

A técnica em nutrição, Cibele Paula Hornhardt de Godoy, explicou como foi feito o trabalho durante a semana. “Eu, juntamente com a nutricionista Patrícia Aparecida Cardoso de Moraes, montei um projeto, prevendo as ações que seriam realizadas com os alunos e mandamos para cada escola. Nesse projeto, nós demos exemplos de atividades que poderiam ser realizadas com os alunos, dependendo de cada faixa etária”.

Durante toda a semana a semana, todos os alunos tiveram atividades que envolveram conhecer os alimentos, a importância do consumo da alimentação saudável e dos benefícios para a saúde. “Foi uma semana bem produtiva. Estivemos nas escolas realizando as atividades com os alunos, dando palestras, explicando a importância da alimentação saudável. Os alunos participaram de dinâmicas, brincadeiras e ainda puderam aprender diversas receitas saudáveis”.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Dr. Edvaldo José de Souza, a secretaria de Educação tem tido um cuidado muito especial com a alimentação dos alunos da rede pública. “Nós sempre tivemos um cuidado especial com a alimentação que é servida aos alunos na rede pública. Desde a origem dos alimentos até a forma de preparo adequado. Um exemplo é o que foi feito durante o período de férias escolares, quando mantivemos as escolas abertas e servimos a merenda para os alunos”.

Para encerrar a semana, as escolas realizaram a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos. “Expor os trabalhos deles é uma forma de mostrar para os pais o que vem sendo trabalhado com os seus filhos durante as aulas. É uma forma de expandir o trabalho de conscientização para a importância da alimentação saudável”, explicou Godoy.

Para complementar o trabalho realizado nas aulas, todos os alunos levaram para casa um kit com produtos da merenda, produzidos pela agricultura familiar da cidade. “Junto com o kit nós estamos enviando para os pais um panfleto, explicando como foi a semana para os pais. E falando para os pais aproveitarem esses alimentos interagindo com as crianças durante o preparo. É uma forma dos alunos explicarem para os pais o que aprenderam durante a semana”, concluiu Godoy.