Professores de Engenheiro Coelho passam por mais um treinamento em ‘Espaço Maker’

A Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana mais um treinamento para a utilização do ‘Espaço Maker’, instalado no Centro de Ciência e Tecnologia ‘Marcia Schenk Janotti’, na Escola Odécio Forner.

Durante as aulas, os professores puderam descobrir diversas formas de interagir com o espaço, que está disponível para os alunos durante as aulas. De acordo com Cilene Aparecida Hornhardt, professora de robótica, esse é o terceiro treinamento realizado este ano para os professores. “Esse é o terceiro treinamento desse ano, de quatro que teremos, faltando apenas um que será realizado em dezembro. Tivemos 15 professores de todas as escolas do município”.

O processo de formação dos professores é feito de forma continuada e os temas abordados são diversos. “Os professores estão realizando a construção de uma cancela de supermercado e uma maquete hospitalar, visando a abordagem de conteúdos interdisciplinares, sob o uso da cultura maker, steam e robótica emocional”, afirmou Hornhardt.

Para o prefeito, Dr. Zeedivaldo Alves de Miranda, o investimento na capacitação dos professores vai ajudar os alunos a serem inseridos no mundo digital. “Estamos investindo no presente, pensando no futuro dos estudantes, para que eles possam aprender hoje e usar no marcado de trabalho. Isso é de suma importância para criamos profissionais que pensam no mundo digital”.

Espaço Maker
O espaço maker é formado por uma série de equipamentos, como impressora 3D, máquina de corte laser, máquina CNC, furadeira, serra tico-tico, ferramentas diversas e outros. Esses recursos são utilizados para agilizar o serviço e viabilizar peças que possuem um certo grau de precisão, durante o processo de aprendizagem.

A metodologia de aprendizagem criativa, que passa a ser aplicada na escola, consiste na conexão de blocos eletrônicos para a criação de experiências que simulem a vida real. Tudo é feito a partir da linguagem de programação, elétrica, eletrônica e robótica.