Ação de estímulo à leitura implantada em 2017 começa a dar resultados positivos
Na última sexta feira, 04 de maio, algumas escolas do município de Engenheiro Coelho receberam a visita da equipe do Programa Ler Faz Bem, para acompanhar a aplicabilidade das ações que tem como objetivo estimular o hábito da leitura dos alunos.
Os exercícios do Ler Faz Bem estão agregando positivamente na educação dos alunos nas escolas da rede pública. As crianças relatam que a atividade incentiva-os a querer aprender, pois se sentem motivados a buscar novos conhecimentos através da diversidade de atividades propostas pelos professores.
O trabalho, que vem sendo realizado no município desde 2017, conta com o importante papel do professor, que coloca “a mão na massa” e faz a turminha se empenhar.
A professora Juliana Cintra da Cruz Soares, do Infantil II, da CEI Maria Cardoso de Oliveira, disse que nunca viu tanto entusiasmo por parte dos alunos quando ela fala que a aula será com o LEO, personagem protagonista da coletânea. Juliana afirma ainda que a ação abriu o repertório para o aprendizado, pois trabalha a literatura diferenciadamente.
Já a professora de Educação Física Vanessa Cristina Forner, da escola Eliza Franco de Oliveira, que leciona no 2º ano, relatou que o Ler Faz Bem é um material interdisciplinar, suscetível a adaptações, que proporciona ao professor a interação com as demais disciplinas, e dá continuidade a outras propostas. No dia da visita da equipe, a professora trabalhou uma atividade em parceria com as matérias de ciências e de língua portuguesa. Vanessa ressaltou ainda que os alunos adoram realizar as atividades do Ler Faz Bem e que ela se sente motivada a aplicá-las, pois as crianças sempre ficam entusiasmadas.
Segundo a Coordenadora Pedagógica Juliana Barbosa, da escola Eliza Franco de Oliveira, ressaltou que o Projeto Ler Faz Bem traz ferramentas diversificadas que aumenta o desejo dos alunos pela leitura. “Eles passam a ter um desejo a mais pelas histórias que leem, é algo que nunca tem fim, a cada leitura uma nova descoberta”. Como diria Carlos Drummond de Andrade, “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”.
Fonte: Prefeitura de Engenheiro Coelho – Departamento de Relações Públicas