Agricultura familiar é essencial para a merenda escolar em Engenheiro Coelho

A merenda escolar que é servida nas escolas de Engenheiro Coelho tem um ingrediente muito importante para a economia da cidade, a agricultura familiar. Além de agregar um ingrediente fresco e de muita qualidade, a compra desses produtos fomenta a economia da cidade e leva sabor e nutrientes para a alimentação nas escolas da cidade. Ao todo, a Prefeitura Municipal de Engenheiro investe mais 30% do valor destinado a alimentação das escolas na agricultura familiar, ajudando os agricultores do município.

A técnica em nutrição, Cibele Paula Hornhardt de Godoy, uma das responsáveis pela elaboração do cardápio que é servido nas escolas, explica como ele é elaborado. “O cardápio é o mesmo em todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental e um outro cardápio para todas as creches. No Centro de Educação Infantil (CEI) Pr. José Miranda Rocha, no bairro Cidade Universitária, são servidas opções das mesmas preparações sem carnes e ovos, por ter uma demanda de vegetarianos e veganos”.

Godoy também explica que são dois modelos de cardápio, que se repetem a cada 15 dias. “A montagem dos cardápios leva em conta os valores nutricionais recomendados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para cada idade. Esses cardápios passam por adequações ao longo do ano, mas, são montados no início do ano. São feitas avaliações sobre o que os alunos estão comendo mais e o que não foi tão aceito por eles”.

Agricultura Familiar
Durante o ano, após a definição do cardápio, a prefeitura segue o planejando e vai realizado a aquisição dos itens que serão utilizados e que são produzidos na cidade. “Nós obtemos itens como couve, alface, brócolis entre outros, diretamente da agricultura familiar, dos produtos do nosso município. Além das hortaliças, a prefeitura compra laranja dos produtores da cidade, que é transformada em suco, fornecido aos alunos durante as refeições”, complementou Godoy.

No total, a prefeitura fornece todo o dia alimentação saudável para mais de 3 mil alunos, divididos em todas as idades. Inclusive, a alimentação que é servida aos alunos da Escola Estadual Antonio Alves Cavalheiro, é fornecida pela prefeitura. “Nas creches, onde os alunos ficam em período integral, elas têm quatro refeições diárias. E nas escolas de educação infantil e básica, são servidas três refeições, duas para o período da manhã e uma no período da tarde”, explicou a técnica.

Este ano, pela primeira vez, a Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho manteve o fornecimento de merenda no período das férias, atendendo diversos alunos ao longo do mês. Os alunos que moram nas áreas rurais também foram atendidos, recebendo um kit de alimentação da prefeitura. “Este ano demos um passo importantes na educação na nossa cidade, atendendo os alunos da nossa cidade com alimentação de qualidade, também no período de férias. Isso mostra o compromisso que temos com a população e, principalmente, com as crianças da nossa cidade”, afirmou o prefeito, doutor Zeedivaldo Alves de Miranda.