Saúde TV Prefeitura

ATENÇÃO! É TEMPO DE CUIDADO CONTRA O ESCORPIÃO!

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Saúde, alerta para o período de agosto e setembro, quando as fêmeas de escorpião apresentam uma alta concentração de veneno. Elas estão procurando superfícies para reprodução, tornando-se crucial manter-se vigilante!

Dicas importantes para proteção:

– Mantenha o quintal limpo e organizado.
– Evite o uso de veneno, pois não é eficaz e pode levar os escorpiões a se refugiarem nas superfícies.
– Tampe os ralos com tela, cubra buracos e rachaduras, e desconecte tomadas não utilizadas.
– Aplique água sanitária semanalmente nos ralos.
– Mantenha berços e camas afastados das paredes, evitando contato de cobertas e lençóis com o chão.
– Certifique-se de que o lixo esteja sempre bem tampado, já que os escorpiões preferem ambientes úmidos.
– Antes de usar, sempre verifique brinquedos e sapatos para evitar surpresas indesejadas.
– Em caso de picada, lave abundantemente com água e aplique gelo; evite usar álcool na área afetada.
– Reforce os cuidados com crianças e idosos.

Siga rigorosamente essas orientações para prevenir acidentes.

ATENÇÃO:

Em caso de acidente, preste muita atenção aos locais que possuem soro antiescorpiônico. Para crianças menores de 10 anos, é fundamental buscar atendimento imediatamente e agir com rapidez.

Pontos de Atendimento na região!

A referência do nosso município é a Santa Casa de Limeira.

Informações sobre outros pontos:

Campinas: Hospital de Clínicas da Unicamp e Hospital Ouro Verde.
Piracicaba: Santa Casa e UPA Vila Cristina.
Sumaré: Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini.
Indaiatuba: Hospital Augusto de Oliveira Camargo.
Fonte das Informações: Secretaria Estadual de Saúde.