Segurança

Autoridades de Engenheiro Coelho unem-se para prevenir e combater a violência nas escolas

Autoridades de Engenheiro Coelho unem-se para prevenir e combater a violência nas escolas

Uma reunião em conjunto com o Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança de Engenheiro Coelho foi realizada no dia 10 de abril para que as autoridades dialogassem sobre ações de prevenção e combate à violência nas escolas municipais e estadual e creches da cidade.

No encontro, foi apresentado um levantamento de vulnerabilidades de todas as escolas públicas do município, feito pelo Conselho Tutelar em janeiro desse ano, e a partir dos apontamentos; secretários e diretores apresentaram propostas e estratégias para a melhoria na segurança dos alunos da rede pública e privada.

Dentre as ideias propostas estão:

Intensificação do patrulhamento aos arredores das escolas. Ampliação da altura dos muros das escolas, com a instalação de cerca elétrica. Instalação de fechaduras nas salas de aula que só abrem por dentro. Controle padronizado para entrada e saída de alunos. Utilização de cães farejadores nas dependências das escolas. Parceria com o BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) para treinamento de professores e alunos, além da definição de protocolos de como agirem em casos de emergência. Criação do “botão do pânico” para acionamento direto dos agentes de segurança (PM e GCM). Treinamento para professores identificarem sinais de alunos com distúrbios no comportamento. Campanha de combate ao bullying e orientação aos pais sobre monitoramento de objetos que os filhos colocam nas bolsas escolares.

O prefeito, Dr. Zeedivaldo Miranda, disse que o executivo está dando todo o suporte necessário às secretarias envolvidas na ação de combate à violência e que a comunidade pode ficar tranquila, pois, as autoridades estão trabalhando para manter a segurança de todas as crianças e alunos nas escolas.

O secretário de Educação, professor Paulo Martini, disse que a reunião faz parte de uma agenda que visa o aprimoramento de ações para minimizar o risco de “episódios tristes e violentos”, como os acontecidos em algumas escolas do Brasil nas últimas semanas.

O coordenador do Conselho Tutelar, Reinaldo Balbino, disse que a reunião foi proveitosa e que o resultado foi excelente. “O Conselho Tutelar de Engenheiro Coelho é uma instituição proativa, tentamos prevenir ou evitar possíveis desgastes, nos antecipando ao problema. Por isso, em janeiro, começamos a fazer um levantamento sobre possíveis falhas de segurança nas nossas escolas. Com os relatórios em mãos, acionamos os poderes competentes, e hoje tivemos esse encontro”, finalizou Reinaldo.

Além das autoridades citadas, também estiveram na reunião:

As conselheiras tutelares Sara Calixto e Rosilene Alexandra Scholl, o assessor da Secretaria de Educação, Irineu, e os PMs Cabo Soares e Cabo Oliveira.

Equipe de Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Engenheiro Coelho

Será que eu estou com Dengue Doutor?

A Juliana chegou ao consultório médico totalmente abatida – tadinha, estava muito mal! JULIANA: “Doutor, todo o meu corpo está ...