Saúde

Campanha “Julho Amarelo”: Engenheiro Coelho unida contra as hepatites virais e reforçando a prevenção

A prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da secretaria de saúde, está participando da campanha “Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais”. Essa campanha tem como objetivo reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, que são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

As hepatites virais afetam o fígado e podem ser causadas por vírus, uso de medicamentos, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Muitas vezes, não apresentam sintomas, mas quando estão presentes, incluem cansaço, febre, mal-estar, náusea, dor abdominal e icterícia. No Brasil, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, e é importante fazer testes para detecção precoce.

Além disso, como medida preventiva, é fundamental destacar o uso do preservativo, como a camisinha, durante as relações sexuais.

A vacina contra hepatite B está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde, enquanto para hepatite C existem medicamentos para a cura.

revina-se, faça o teste e vacine-se!

Equipe de Assessoria de Comunicação Prefeitura de Engenheiro Coelho