CRAS de Engenheiro Coelho faz reunião para discutir ações sobre o cadastro único
No dia 3 de maio o CRAS realizou uma reunião para discutir um plano de ação com objetivo de alcançar mulheres gestantes que vivem em situação de vulnerabilidade social e que fazem parte do programa “BEM GESTAR”; o objetivo é cadastrá-las na base de dados do Cadastro Único. No encontro receberam a equipe que coordena o projeto e debateram conceitos e benefícios do programa.
Segundo a coordenadora do CRAS, Fernanda de Jesus Horácio, com os dados da pessoa inseridos no Cadastro Único, o Governo Federal pode desenvolver políticas públicas acertadas e voltadas para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ela disse que é por meio do Cadastro Único que os usuários têm acesso aos programas sociais como: Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, O Vale Gás, ID Jovem, Carteira do Idoso, Criança Feliz, entre outros programas.
Porém, a técnica do CadUnico, Cláudia, afirmou que a família estar inscrita no sistema, não resulta em sua imediata aprovação aos programas do Governo, mas a adesão é necessária para ter a aprovação em qualquer benefício.
Claudia disse ainda que não existe um prazo definido para a inclusão, informou que o cadastro tem validade de dois anos, sendo necessário atualizar antes somente se mudar de endereço, registrar ou der baixa na carteira de trabalho, alterar a composição familiar.
Equipe de Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Engenheiro Coelho