DIA D da vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado (16)

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria da Saúde, informa que neste sábado, 18 de agosto, acontece o DIA D da vacinação contra sarampo e poliomielite.
Segundo o Secretário da Saúde, Renan Pacífico, a Sala da Vacina (Rua 13 de Maio, n.º 103, Centro – antigo prédio da CLIMEC) estará funcionando das 08h às 17h. Já o ESF 4 (Rua Delcy Reis Grellmann, s/n.º, Cidade Universitária) atenderá das 08h às 16h. O objetivo da pasta é alcançar 1045 crianças, entre um e quatro anos, “Todas as crianças de 1 a menor de 5 anos deverão tomar a vacina contra o sarampo e a poliomielite”.
Crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas aos 12 meses com uma dose da vacina, a chamada tríplice viral, e outra aos 15 meses, conhecida como tetra viral. A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação.
Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
Durante a semana, as vacinas estão disponíveis somente na Sala de Vacina, de segunda a sexta, das 09h às 15h. A ação faz parte de uma campanha nacional e vai até o dia 30 de agosto.
Fonte: Prefeitura de Engenheiro Coelho – Colaboração Agência Saúde (Ministério da Saúde)