Saúde

Engenheiro Coelho inicia a aplicação de vacina meningocócica C para profissionais de saúde

Engenheiro Coelho inicia a aplicação de vacina meningocócica C para profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho iniciou a aplicação da vacina meningocócica C para profissionais da saúde. A vacinação faz parte de uma iniciativa do ministério da saúde de ampliar a cobertura vacinal e evitar a circulação da doença no país.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.
Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

Podem receber o imunizante os trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, públicos ou privados. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

Os profissionais têm até fevereiro de 2023 para comparecerem a uma unidade de saúde e receber o imunizante. Na cidade, a aplicação está acontecendo na Sala de Vacinas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Engenheiro Coelho realizará no próximo dia 10 de maio uma Audiência Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento ...