Março Lilás 2023 conscientizou sobre prevenção ao câncer do colo do útero

A campanha Março Lilás 2023 terminou!

A iniciativa da Secretaria de Saúde aconteceu de 5 a 26 de março e nesse período conscientizou as mulheres sobre prevenção ao câncer do colo uterino. A campanha também proporcionou ao público feminino consultas com profissionais da enfermagem, coleta do exame Papa Nicolau, autoexame de mama, verificação da pressão arterial, controle de glicemia e atualização do cartão de vacinação, além de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

A campanha foi realizada nas unidades básicas de saúde e nesse período 250 pessoas foram atendidas.

A ação coletou 197 exames de Papanicolau, fez a solicitação de 48 mamografias, realizou 12 ultrassons transvaginal e 35 pessoas foram vacinadas.

A coordenadora da Atenção Básica Marinilze Aparecida Barbosa disse que a campanha alcançou o resultado esperado e que se sente feliz porque o público-alvo da ação compareceu. Ela agradeceu também ao prefeito, secretários e diretores de saúde e todos os profissionais da área que se empenharam para que a campanha desse certo: “Graças a Deus, mais uma missão cumprida com sucesso. Tivemos bons resultados, e claro, aproveito para agradecer primeiramente ao prefeito Dr. Zeedivaldo que sempre está ao nosso lado dando todo suporte que precisamos, aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, a equipe da Marli Antunes: a Fernanda de Pádua, a Edeni e a Camila que são responsáveis pelas vacinas, e também ao esforço que todos fizeram para que esse projeto desse certo. Sempre digo que os resultados positivos só acontecem quando temos equipes comprometidas, e graça a Deus, nós temos”, finalizou Marinilze.