Prefeitura de Engenheiro Coelho continua reestruturação no trânsito

A prefeitura de Engenheiro Coelho, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, deu continuidade na reestruturação viária em toda cidade essa semana. Dessa vez, os tachões, que delimitavam uma ciclovia no centro da cidade, foram retirados e os semáforos da região central reprogramados.
A retirada dos tachões faz parte de uma reestruturação viária, prometida pelo prefeito, Dr. Zeedivaldo Alves Miranda, ainda em campanha. Outra medida realizada, foi a programação dos dois semáforos para o amarelo piscante.
A restruturação do trânsito foi pensada para resolver os problemas que a população e, principalmente, os comerciantes da região central, vinham enfrentando nos últimos meses. Entre os problemas relatados está a falta de vagas para estacionar no centro, dificultando ainda mais as vendas do comércio local.
Segundo o secretário da pasta, Cap. Ezequiel da Silva, “foi necessário elaborar um projeto executivo, embasado pelas leis de trânsito e no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), para que houvesse o início da reestruturação”.
Porém, para que as alterações fossem feitas de forma adequada, foram feitos diversos estudos, entre levantamento em campo, estudos de avaliação de impacto, estatística e contagem dos veículos que transitam por essas vias, entre outros. Por isso, somente agora, com os resultados desses estudos, foi possível embasar de forma técnica a decisão de alterar o trânsito.
“Quando se fala em sistema viário da cidade, tem que se levar em conta que não é só desligar semáforo, remover os tachões, ou remover a ciclo faixa. Existe todo um trabalho de mobilidade e acessibilidade urbana que hoje está previsto em legislação federal. E, nós, não podemos ferir a Legislação Federal com relação a esse tipo de acessibilidade e mobilidade urbana”, completou o secretário.
Caso o município descumpra esses princípios previstos em lei, pode incorrer em crime federal e deixar de receber recursos e repasses destinados para esse fim.
Toda a restruturação do trânsito da cidade foi divida em quatro etapas. Entre elas a retirada dos tachões; um projeto executivo, que vai contemplar todo o desenho viário da cidade, incluindo a rotatória na entrada da cidade pela Rodovia Prof. Zeferino Vaz, SP 332, troca de placas de sinalização, repintura da sinalização de solo, entre outros; estudos para implantação de lombadas e faixas de pedestre elevadas e, por fim, a recomposição do solo em alguns locais.
Todo o trabalho está sendo executado com o apoio das equipes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e, também, das equipes da Defesa Civil.