Prefeitura de Engenheiro Coelho Realiza Fumacê Contra Dengue: Confira Datas e Bairros

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, através da Secretaria de Saúde e por meio da Vigilância em Saúde (VISA), realizará um fumacê contra a dengue nos dias 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de maio.

Atenção para os dias, horários e bairros pelos quais o fumacê de combate à dengue passará:

Sexta-feira, 17/05, a partir das 6:30 da manhã, nos seguintes bairros: Jardim Brasil, Jardim Minas Gerais, Jardim São Paulo, Jardim do Sol, Jardim Jordina, Jardim Luiz Fávero, Nobreville, Jardim Eldorado, Jardim das Acácias, Jardim João Fávero, Jardim Mercedes e Portal do Lago.

Sábado, 18/05, a partir das 6:30 da manhã, nos seguintes bairros: Universitários e Chácara Primavera.

Domingo, 19/05, a partir das 6:30 da manhã, nos seguintes bairros: Jardim São Pedro, Jardim Botânico, Jardim América, Jardim Amália, Centro, Vila São Pedro, Jardim Ângelo Forner, Residencial Forner, Jardim do Lago, Jardim do Lago II, Parque das Indústrias, Residencial Forner II, Jardim Inês e Sírio Libanês.

Dias 20, 21 e 22/05, a partir das 6:30 da manhã, nos seguintes bairros: Jardim Brasil, Jardim Minas Gerais, Jardim São Paulo, Jardim do Sol, Jardim Jordina, Jardim Luiz Fávero, Residencial Nobreville, Jardim Eldorado, Jardim das Acácias, Jardim João Fávero, Jardim Mercedes e Portal do Lago.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação é necessária para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar possíveis focos de dengue. “O carro de inseticida passará pelas ruas dos bairros. Recomendamos que os moradores mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do produto. Além disso, é importante manter os animais de estimação presos e cobrir os comedouros e bebedouros”, informa a Secretaria.

Mutirão nos Bairros

Além do fumacê, a VISA realiza mutirões nos bairros de forma frequente, durante a semana. A ação inclui a presença de um agente com bomba costal, que realiza o serviço para garantir que mais pessoas estejam em casa para receber as equipes. A VISA pede que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados.

Sintomas e Prevenção

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.

Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor medida. Faça a sua parte para garantir a saúde de todos.