Prefeitura de Engenheiro Coelho toma medidas para contenção de gastos

A prefeitura de Engenheiro Coelho informa que houve redução nos valores dos subsídios (salários) do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais. A medida visa equilibrar as despesas do município.

O prefeito de Engenheiro Coelho, Dr. Zeedivaldo de Miranda, enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 28/2023, propondo a redução de seu próprio subsídio (salário). A votação da PL foi discutida no dia 29 de maio, em sessão ordinária, e aprovada por unanimidade. A decisão entra em vigor na data de sua publicação.

O subsídio bruto do prefeito de Engenheiro Coelho sem os descontos era de R$ 21.510,01, com a aprovação do projeto, vai retornar na referência anterior e passará a receber R$ 12.900,00. Ressaltando que esse valor não é o valor liquido recebido.

O subsídio bruto do vice-prefeito era R$ 10.004,66, agora passará a ser R$ 6.000,00.

De acordo com o prefeito, Dr. Zeedivaldo de Miranda, a decisão de reduzir o valor de seu próprio subsídio e também do vice-prefeito e secretários aconteceu depois que dados financeiros apresentados pela prefeitura revelaram que a arrecadação feita pelo município em 2023 tinha diminuído, o que poderia gerar desgaste na gestão pública futuramente. Antecipando-se ao problema, o executivo conversou com seus secretários e anunciou a decisão.

O prefeito afirmou também, que como exemplo deu o “pontapé inicial” para enxugar a máquina pública, e agora vai precisar cortar horas extras, gratificações e reduzir os cargos comissionados, além de outras ações.

Dr. Zeedivaldo contou ainda que quando a Câmara aprovou o reajuste do executivo em 2021, o cenário econômico do município era favorável.
Na mesma sessão, a Câmara votou e a aprovou o Projeto de Lei Complementar 11/2023, de autoria do executivo, que pede o reajuste dos salários dos servidores da Guarda Civil Municipal de Engenheiro Coelho.

Em reunião com os guardas municipais no Paço Municipal, o Prefeito disse que o salário dos GCMs não era reajustado há 10 anos, e que eles merecem receber o piso da categoria recomendado. Ressaltou ainda que a Guarda Municipal de Engenheiro Coelho atua no patrulhamento preventivo, na prevenção de crimes, na dissuasão de comportamentos antissociais e no apoio às ações das forças policiais, e que por isso precisa ser reconhecida pela bravura com que desempenha seu papel na comunidade.

O prefeito também anunciou que nos próximos dias vai enviar para Câmara Municipal projeto de lei com a proposta de reajuste salarial para os professores. Segundo o Chefe do Executivo, a medida visa a valorização dos professores e que o aumento salarial da categoria é justo, visto que não acontece há anos.