Prefeitura firma parceria com Associação Anjos de Patas

O prefeito, Dr. Zeedivaldo de Miranda, e o vice-prefeito, Adezio Dias, recebeu na quinta-feira (11), a equipe do projeto ‘Anjos de Patas’. O diretor de convênios da prefeitura, Sérgio Rígoli, acompanhou a reunião para formalizar uma parceria entre prefeitura e a associação.
Segundo Rígoli, essa parceria se daria através de divulgação, sessão de espaços públicos para campanhas de vacinação, castração e feira de adoção de animais. A iniciativa, também, conta com ações educativas, de cuidados e responsabilidades com os animais na rede escolar do município. “A prefeitura, através do Secretário de Educação Lins Alves de Miranda, com o apoio do prefeito, Dr. Zeedivaldo, e do vice-prefeito, Adezio Dias, pretende apoiar de todas as formas esta iniciativa’’, afirma Rígoli.
O projeto ‘Anjos de Patas’, é uma Associação sem fins lucrativos e tem como prioridade ser um centro de referência e combate ao abandono de animais no município. A Associação é formada por uma equipe de seis mulheres, que lutam pela causa animal na cidade. São elas: Josi Rosa, Marlei Tagliari, Luana Renata, Tamires Gomes, Elizandra Hereman e Gislene Soares.
Elizandra Hereman, presidente da associação, conta que a iniciativa começou em um grupo de WhatsApp, onde essas mulheres descobriram que poderiam fazer muito mais pela causa animal na cidade se conseguissem criar uma associação. ‘O projeto já é desenvolvido há cinco meses, com recursos próprios e com ajudas de doações’’, afirma Elizandra Hereman.
Durante esse período, vários animais já foram resgatados das ruas e levados para um abrigo. Neste abrigo, os animais são tratados e acompanhados pelas cuidadoras. Depois de passarem pelo processo de recuperação esses animais são castrados e colocados para doação. A associação, também, ajuda a encontrar animais perdidos, além de orientar a comunidade a denunciar caso de maus tratos animais.
O projeto conta com ajuda de algumas empresas e comércios da cidade. Também recebe doações através do apadrinhamento mensal de pessoas físicas e o apoio de dois veterinários do município, Michel Quintanilha e Ismael Berton. ‘O Projeto Anjos de Patas, tem o intuito de ajudar animais abandonados, em situação de risco ou até mesmo animais aqueles em que os tutores não tenham condições financeiras para o tratamento”, afirma Elizandra.
A Associação busca apoio, ajuda financeira e estrutural para continuar a desenvolver e alavancar ainda mais o projeto. Segundo Elizandra, ‘a Anjos de Patas quer ser conhecida e respeitada como uma associação séria, que visa ao máximo solucionar um pouco a grande demanda de animais abandonados na cidade’.
Iniciativas como esta fazem parte de um projeto amplo de valorização dos vulneráveis e daqueles que mais precisam. Nesse sentido, nos próximos dias, serão organizadas ações voltadas para a formação do Conselho da Mulher, e do Conselho Idoso. A administração cada vez mais trabalha com princípios fundamentados na empatia e no altruísmo.