Saúde

Prefeitura vai realizar evento para identificar pessoas com diabetes e com risco de amputação

A Prefeitura de Engenheiro Coelho realizou no dia 19 de abril no período da tarde, no Salão superior na Secretária de Saúde, a apresentação do projeto “Viva Saudável”, que visa a identificação de pessoas com alta taxa de glicose no sangue, os diabéticos.

O prefeito, Dr. Zeedivaldo Miranda, disse que a ação foi fundamental para entender o projeto que será realizado no município contra o diabete, no início de maio.

“No começo do mês de maio iremos realizar na cidade uma grande ação para identificarmos pessoas que têm diabete e que precisam de atenção urgente. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar no evento exames para identificação de pessoas que correm riscos de amputação, além de orientações sobre refeição equilibrada, atividade física e vida saudável. Se a sua refeição é com muito carboidrato, excesso de doces, refrigerantes, o resultado do nosso trabalho na Saúde é quase zero, visto que a dona de casa está favorecendo o diabete, por meio da alimentação familiar. Portanto, alguns temas são de responsabilidade de todos nós. O governo tem a obrigação de orientar e a população deve colaborar para que resultados positivos sejam alcançados”, disse o prefeito.

O palestrante Daniel Ianni, que conversou com a equipe de saúde no evento, disse que a através do exame será possível verificar se o paciente corre risco de ter algum membro do corpo amputado e que a medida vai ajudar a prevenir a amputação por meio de cuidados especiais com o doente.