Saúde realiza semana de combate a dengue nas escolas
A Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho realiza uma semana de conscientização, prevenção e combate a dengue nas escolas públicas municipais. Durante toda a semana, os alunos terão palestras e apresentações falando sobre as formas de prevenir a doença.
A coordenadora da atenção básica da cidade, Marinilze Aparecida Barbosa, fala sobre a importância da prevenção da doença. “É muito importante que os alunos saibam sobre a doença e dos cuidados necessários para prevenir. Assim, eles podem ajudar os pais em casa no controle dos criadouros para que o mosquito não se prolifere”.
As ações de prevenção estão sendo realizadas pelas equipes dos Postos de Saúde da Família (PSF). Até o momento, a cidade registra 40 casos registrados da doença em 2022. Desse total, nenhum caso grave foi registrado.
A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
É muito importante reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, mantendo reservatórios ou qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.