Saúde

Saúde alerta para os cuidados com a Dengue durante o verão

Saúde alerta para os cuidados com a Dengue durante o verão

A Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho faz um alerta à população para os cuidados com a dengue durante o período de verão, período de maior incidência da doença. A Dengue é uma doença febril transmitida por picada de insetos, especialmente o Aedes aegypti. Nos casos graves, a doença pode levar à morte.

Na cidade, durante o ano passado, foram registrados 42 casos positivos e 264 notificações. Nos primeiros dias de janeiro de 2023, a secretaria de saúde já notificou 10 casos suspeitos tendo cinco confirmações.

É muito importante reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, mantendo reservatórios ou qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Volta às Aulas!

E aí, galera de Engenheiro Coelho, estão preparados para mais um ano de aprendizado? A prefeitura e a Secretaria de Educação têm um ...