Notícias

Secretaria de Educação adere a projeto de estímulo à leitura

Secretaria de Educação adere a projeto de estímulo à leitura

Com o objetivo de estimular conhecimentos e valores inerentes à cidadania e à cultura, nesta terça-feira, 21 de março, iniciou-se na rede municipal de educação o planejamento do Projeto Ler Faz Bem. Esse programa será implantado na rede municipal de educação e servirá de ferramenta para despertar a curiosidade e a vontade do aluno de ler e escrever.
O Ler Faz Bem conta com metodologia diferenciada e motivadora, além de atuar como apoio ao educador para as práticas pedagógicas. Contempla os principais temas recomendados pelo Ministério da Educação (MEC) e apresenta uma proposta ambiciosa e inovadora, ao indicar os caminhos para a leitura, a escrita e a interpretação de textos. O objetivo central das ações desse projeto é contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos, além de incrementar significativamente os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Governo Federal.
O plano foi apresentado aos gestores da rede municipal de ensino pelo autor dos livros infantis, Gustavo Tomazin. De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal, Ivana Rocha, o Ler Faz Bem surge em um momento propício, principalmente em virtude da necessidade de incentivar as crianças a se interessarem pela leitura e pelos livros. Ivana espera um aumento da frequência de crianças à biblioteca em decorrência do estímulo à leitura pretendido pelo projeto.
A Secretária de Educação, Cleide Franco Cruz, destacou a importância do projeto: “A Prefeitura de Engenheiro Coelho abraçou o projeto Ler Faz Bem por entender que a leitura, a escrita e a interpretação de textos são ferramentas imprescindíveis para a formação de nossos cidadãos, e são práticas sociais inerentes ao cotidiano do ser humano”.
A Secretária enfatizou ainda que o projeto será de grande valia aos alunos da rede e, consequentemente, aos pais e familiares, pois vai incentivar o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade de escrever diferentes tipos de textos entre as crianças e adolescentes, “Em suma, a leitura desenvolve a criatividade e a imaginação, trazendo benefícios à saúde emocional e intelectual de todos”.
Fonte: Prefeitura de Engenheiro Coelho – Departamento de Relações Públicas

Caminhada do Outubro Rosa

Na manhã do último domingo (19), Engenheiro Coelho se vestiu de rosa para participar da Caminhada do Outubro Rosa, evento promovido pela ...