Secretaria de Saúde realiza campanha de diagnostico de tuberculose

Secretaria de Saúde realiza campanha de diagnostico de tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Coelho realiza durante o mês de setembro uma campanha para intensificação do diagnóstico de tuberculose no município. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A ação acontece em todas as unidades de saúde do município e busca identificar pacientes que apresentem os principais sintomas, entre eles:

– Tosse por mais de duas semanas que pode ser acompanhada de sangue;
– Produção de catarro;
– Febre;
– Sudorese noturna;
– Cansaço;
– Dor no peito;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento;

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Como a tuberculose é transmitida?
A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível

A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados como roupas, lençóis, copos e talheres.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido.

Quem apresentar alguns desses sintomas deve procurar uma unidade de saúde para realizar uma avaliação e iniciar o tratamento.

Torneio Show de Bola do Trabalhado

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, deu o pontapé inicial para a organização do Torneio Show de ...

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Engenheiro Coelho realizará no próximo dia 10 de maio uma Audiência Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento ...