Saúde

Secretaria de Saúde retoma atividades físicas na atenção primária

As atividades acontecem uma vez por semana, em cada um dos Postos de Saúde da Família (PSF) e na Unidade Básica de Saúde do Bairro Universitários

Secretaria de Saúde retoma atividades físicas na atenção primária

A Secretaria Municipal de Saúde retomou um importante programa para melhorar a qualidade de vida da população do município. Desde as últimas semanas, uma educadora física está realizando avaliações e atividades físicas em cada uma das unidades de saúde da cidade.
As atividades acontecem uma vez por semana, em cada um dos Postos de Saúde da Família (PSF) e na Unidade Básica de Saúde do Bairro Universitários. Para participar, basta se dirigir até a unidade de saúde onde o munícipe é atendido regularmente, no dia em que acontece o programa.
A educadora física, Leila Karina Lopes, que realiza as atividades nas unidades de saúde, explica como o programa funciona. “Quando a pessoa chega, nós fazemos todo o trabalho de avaliação física, índice de massa corporal (IMC) e avaliação da pressão arterial. A partir dessa avaliação, eu encaminho para um especialista, que pode ser um nutricionista, um ortopedista ou um cardiologista. Tudo depende de qual é o resultado dessa avaliação. Nós temos todos esses médicos na rede municipal. Geralmente, consulta é marcada na mesma semana”.
Lopes, explica que também é avaliado todo o contexto de saúde do participante, “nós olhamos a receita com os medicamentos que ele pode estar usando, se os exames médicos estão em dia ou quando foi a última vez que o paciente passou em consulta”.
As atividades físicas envolvem alongamento, aquecimento e em seguida uma caminhada. “Nós sempre começamos com um alongamento, atendendo a dificuldade de cada participante. Em seguida, nós saímos para uma caminhada, entre 30 e 40 minutos, dependendo de cada turma”, completou Lopes.
A educadora física, ressalta que as melhorias para a saúde dos participantes são muitas. “Entre as melhorias de saúde para quem participa do programa, estão o alívio do estresse emocional, a melhora da composição sanguínea, a diminuição da pressão arterial (pressão alta), o estímulo ao emagrecimento, aumento da densidade mineral óssea e da massa muscular, a melhora das funções cognitivas e da socialização, além do desenvolvimento da aptidão física”.
Para participar, basta se dirigir até a unidade de saúde que recebe o programa, nos dias e horários programados.

SERVIÇO – Atividades físicas
PSF 1
Segunda-feira – 7h
Rua João Berton, 782
Parque das Indústrias

PSF 2
Quinta-feira – 7h
Rua Alexandre Bonin, 354
Jardim Minas Gerais

PSF 3
Sexta-feira – 7h
Rua Antônio Batistela, 360
Jardim São Paulo

UBS DR LUCYEN ALVES DA COSTA
Quarta-feira
Universitário Rua Delci Reis Grellmann, s/n
Cidade Universitária

Volta às Aulas!

E aí, galera de Engenheiro Coelho, estão preparados para mais um ano de aprendizado? A prefeitura e a Secretaria de Educação têm um ...