Notícias Educação

Secretaria Municipal de Educação firma parceria com Trelicamp

Na terça-feira (02), a Secretaria de Educação, realizou o primeiro encontro com a empresa Trelicamp para dialogar quanto a possibilidade de desenvolver o projeto de qualificação técnico e profissional dos funcionários e estagiários, celebrando assim, uma parceria entre empresa e município. Neste primeiro encontro estiveram presente Lins Alves de Miranda, ‘’Secretário de Educação”, Sergio Rígoli, “Diretor de Convênios” Ronaldo Leite “Diretor de manutenção administrativa”, Henry Farias, “Assessor de imprensa do Fundo Social e Secretaria de Educação”, Régis Forner ‘’Supervisor de Educação”, e os vereados Flavia Guimarães, Washington Lopes e Jorge Santos.
A Trelicamp, é uma empresa do ramo de aço para construção civil em atividade desde 2002, com mais de 176 funcionários, cerca de 90% são moradores de Engenheiro Coelho. O foco da empresa é a fabricação de produtos em arames CA 60 laminado a fio para a fabricação de treliças, telas soladas, arame recozido, malhas, e aço plano para fabricação de tubo quadrados, retangulares e redondos. A empresa possui uma área coberta de 22.061 m2, no total de 55.000 m2, em prédio próprio localizado no Município de Engenheiro Coelho/SP. A cada ano, a empresa vem aumentando sua a capacidade de produção de arame CA 60 passando de 2.000 toneladas mês em 2020 para 4.000 mil toneladas mês a partir de abril de 2021.
Matéria prima: Fio máquina e bobinas de aço, proveniente das siderúrgicas. A empresa gera oportunidades para todas as atividades industriais em produção e manutenção com vagas para eletricistas, mecânicos, operadores de máquinas, ajudantes, laboratório de ensaios mecânicos, recursos humanos, comercial, administrativo, logística, etc. Segundo Edson Braga, “gerente de produção”, “toda essa mão de obra, precisa ter conhecimento técnico e treinamento, seguindo a demanda do metal/mecânico no município”. O diretor também aponta uma necessidade de termos uma Escola Técnica na região com recursos voltados para área de metal e mecânica. ‘’Esta iniciativa, seria uma ótima ajuda para a comunidade”. Pontua Edson.
Parceria: O objetivo da empresa é o crescimento profissional, pessoal dos funcionários, moradores da cidade e a intenção é contribuir para qualificação e o mercado de trabalho na região. A idea é: estruturar uma parceria com a prefeitura do Município para capacitação do trabalhador, técnico e estagiário na qualificação e desenvolvimento tecnológico.
“A Trelicamp, pode atuar como um centro de treinamentos e laboratório no Município, trazendo assim, maior conhecimento técnico dos colaboradores e maiores oportunidade de trabalhos nas áreas técnicas e estágios, mediante convênios com a Secretaria de Educação e Integração do Sistema ‘’S’’ (Sesi, Senai e Senac) ”. Pontua, Lins Alves de Miranda, Secretario de Educação.
A ação está integrada ao plano de governo da gestão do Prefeito Dr. Zeedivaldo de Miranda, em estruturar parcerias da prefeitura de Engenheiro Coelho com diversas empresas e instituições para capacitação e aperfeiçoamento do trabalhador, técnico e estagiário na qualificação e desenvolvimento tecnológico. A Trelicamp, é uma empresa posicionada no mercado brasileiro de aço para a construção civil e tem como objetivo investir na compra de novos equipamentos para aumentar ainda mais sua capacidade de produção.
Edson Braga, “gerente de produção” acredita, que esses investimentos vão gerar mais empregos na região, maior arrecadação de impostos e benefícios, tanto para a empresa como para a comunidade local. No entanto, Edson, pontua que a região precisa urgentemente de uma Escola Técnica com cursos voltados para a área do metal/mecânica. “Claro que entendemos ser prioridade neste momento, desenvolver o agronegócio na região, tornando Engenheiro Coelho a ‘’cidade da enxertia’’. “Entretanto, é necessário buscar parcerias com escolas da região, como: Mogi Mirim e Limeira, sendo um facilitador dos jovens que têm interesse em se profissionalizar em cursos técnicos desta natureza nas escolas. Conclui o Gerente de produção.
‘’A prefeitura tem total interesse em firmar parcerias com empresas para o crescimento industrial e tecnológico do Município’’. Afirma Lins Alves de Miranda, Secretário de Educação.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Engenheiro Coelho realizará no próximo dia 10 de maio uma Audiência Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento ...