Notícias

Projeto Orquestrando Esperança se apresenta no UNASP

Projeto Orquestrando Esperança se apresenta no UNASP

O projeto social Orquestrando Esperança, que atende crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, em Engenheiro Coelho, fez sua primeira apresentação no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), em Engenheiro Coelho. A apresentação aconteceu durante o culto, no sábado (6), pela manhã. O vice-prefeito, Adézio Dias Barboza, acompanhado da esposa, além de Emílio Fávero, sócio da empresa Alfa Citrus, e um dos principais apoiadores do projeto, esteve presente a apresentação.

Ao todo, cerca de 4 mil pessoas assistiram as duas apresentações dos alunos do projeto. Segundo o Mastro Jetro Meira de Oliveira, fundador do projeto, “o público de 4 mil pessoas ficou encantado com a musicalidade e disciplina das nossas crianças e adolescentes que participam do projeto”.

O projeto
O projeto social Orquestrando Esperança nasceu de um desejo antigo do maestro Oliveira de ensinar música para crianças e adolescentes que, geralmente, não tem essa oportunidade. A inspiração para o projeto veio do exterior, depois de muitos anos morando fora do país. “Nos Estados Unidos é muito comum o trabalho de ensino coletivo de instrumentos, visando a formação de bandas e orquestras. Eu sempre sonhei fazer alguma coisa nesse sentido. E, eu queria fazer na cidade de Engenheiro Coelho, para dar a oportunidade para as crianças e adolescentes de estudarem música e, que por diversos motivos, não tem essa oportunidade”.

No final de 2020, Oliveira conta que começou a trabalhar de forma efetiva para que o sonho se tornasse realidade. Em outubro de 2021, aconteceu, então, a primeira seleção de alunos para o projeto. “No final de 2020 trabalhamos bastante, buscando recursos e maneiras de tornar realidade o projeto. E, no dia 20 de outubro de 2021, nós fizemos o primeiro processo seletivo, dando início a realização do sonho”, explicou o maestro.

Inicialmente, a expectativa era para atender cerca de 50 crianças, sendo 25 alunos em cada um dos turnos, manhã e tarde. Hoje, o projeto já atende 86 crianças e adolescentes nos dois turnos.

Financiamento e estrutura
Atualmente, o projeto ministra as aulas em salas cedidas pela Igreja Adventista do 7º Dia, na região central de Engenheiro Coelho. O financiamento das atividades acontece através da doação de recursos por pessoas físicas e empresas da cidade. Além disso, a Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho auxilia no transporte para as apresentações e no fornecimento de lanches, que são distribuídos para as crianças durante as aulas.

“O projeto funciona nas dependências da igreja, que cedeu o espaço para nós. Mas, o projeto, hoje, funciona exclusivamente da bondade de pessoas e empresas que nos ajudam. Boa parte das doações vem de pessoas físicas e, nós temos uma empresa, a Alfa Citrus, que contribui mensalmente com uma quantia”, explicou Oliveira.

Cidadania
Apesar de oferecer aos alunos aulas de música utilizando instrumentos de corda como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico, o projeto deve ampliar o leque de atendimento. “Na próxima semana nós estamos consolidando uma parceria com o UNASP. Assim, os alunos dos cursos superiores da instituição vão passar a oferecer oficinas para as crianças. Então, nós vamos começar a ter reforço escolar, atendimento psicológico, aulas de inglês e informática. Assim, nós vamos ampliar, principalmente, o nosso atendimento social, atendendo até mesmo as famílias dos nossos alunos”, explicou o maestro.

Parceria
O maestro explica que o projeto está passando pelo processo de legalização nas próximas semanas, através da criação de uma Organização Não Governamental (ONG). Com isso, será possível realizar parcerias com empresas e com o poder público, como a prefeitura, para receber recursos e custear as suas atividades. “Eu estive com o prefeito, Dr. Zeedivaldo, que nos sugeriu realizar esse processo de regularização para que ele pudesse dar prosseguimento ao processo de uma parceria mais efetiva, por parte do poder público”, esclareceu o maestro.
No momento, quem quiser ajudar no desenvolvimento das atividades do projeto, basta entrar em contato diretamente com o maestro, através do telefone 19 98451-0154.

Prefeitura apoia finais esportivas no UNASP

Na última quinta-feira, 14 de novembro, a Prefeitura de Engenheiro Coelho acompanhou de perto as finais esportivas realizadas pelo Colégio ...

Caminhada do Outubro Rosa

Na manhã do último domingo (19), Engenheiro Coelho se vestiu de rosa para participar da Caminhada do Outubro Rosa, evento promovido pela ...