Notícias

Coronovírus: Decreto suspende os alvarás de funcionamento do comércio local

Coronovírus: Decreto suspende os alvarás de funcionamento do comércio local

Após o anuncio da alteração do funcionamento das repartições públicas, em virtude da declaração do estado de pandemia para o coronavírus (Covid-19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Prefeitura publicou nesta sexta feira, 20 de março, o Decreto 15/2020, que adota medidas temporárias e emergenciais referente à prevenção e combate ao Covid-19, em todo o  território municipal.
De acordo com o documento, ficam suspensos os alvarás de funcionamento de todo comércio local, excluindo-se apenas os estabelecimentos essenciais, quais sejam: postos de gasolina, supermercados, farmácias, agropecuárias, açougues, padarias, restaurantes, Instituições Financeiras e Casa Lotérica.
Em relação às padarias e restaurantes, deverão se organizar para manterem o ambiente rigorosamente higienizado, cumprindo todas as orientações de vigilância sanitária recentemente e amplamente divulgada pelo Governo Federal, Ministério da Saúde, OMS e Município no combate à propagação do COVID-19, bem como, estão proibidos de deixarem os clientes se alimentarem ou permanecerem no estabelecimento.
As vendas no âmbito do comércio municipal poderão ser realizadas presencialmente com a devida cautela, devendo os comerciantes promoverem e priorizarem as vendas Online e via telefone. Os comércios locais que permanecerem abertos, obrigatoriamente deverão ter álcool em gel disponível para funcionários e clientes.
Já as às Instituições Financeiras (Bancos) e Casas Lotéricas, além de manterem o ambiente rigorosamente higienizado, deverão ainda promover mecanismos de contingenciamento à aglomerações e desenvolver políticas de orientação e prevenção no âmbito interno da instituição, tanto para os clientes, como para os funcionários.
Os comerciantes que não cumprirem fielmente este decreto estarão sujeitos à multa de R$ 1.000,00 (um mil reais) a diária.
O Decreto proíbe ainda aglomerações em todo o território do município, ficando destinado o fiel cumprimento desta medida à Guarda Civil Municipal de Engenheiro Coelho e a Polícia Militar.
Fonte: Prefeitura de Engenheiro Coelho – Departamento de Relações Públicas

Caminhada do Outubro Rosa

Na manhã do último domingo (19), Engenheiro Coelho se vestiu de rosa para participar da Caminhada do Outubro Rosa, evento promovido pela ...